Conheça 5 artistas através dos seus filmes biográficos.
- engajaaiempreended
- May 9, 2021
- 2 min read
Os cinco filmes sobre arte se misturam-se com as histórias e vidas dos artistas que envolberam-se nos movimentos, geraram novos padrões e revolucionaram seu tempo.
Grandes Olhos:
Dirigido por Tim Burton, o filme conta a história da pintora americana Margaret Keane. Ilustrando principalmente mulheres, crianças e animais, sua principal marca são os olhos grandes (e, diga-se de passagem, profundos e tristes) que dá aos personagens que pinta. Pelo difícil reconhecimento de trabalhos com autoria feminina nos anos 50 e pelo machismo que permeia sua vida, Margaret aceita que suas obras sejam assinadas com o nome do marido para conseguir vendê-las. Diante da popularidade dos quadros, ele passa a afirmar que as obras são de sua autoria.

Seraphine:
Sim, quase todos os filmes sobre arte possuem sua dose de drama e Seraphine segue à risca esta regra.A trágica história da ingênua pintora francesa Séraphine Louis, também conhecida como Séraphine de Senlis (1864-1942), é contata em um dos filmes biográficos de artistas mais emocionantes da atualidade. A história de uma humilde serva que se torna uma talentosa pintora autodidata.

Frida:
Um dos maiores nomes da arte mexicana, Frida Khalo (1907-1954) passou por uma série de doenças, acidentes, lesões e operações que a levaram a dar início à carreira como pintora. Considerada a primeira artista surrealista da América Latina, adotou em suas obras temas do folclore e da arte popular do México, além de explorar autorretratos.

A Dama Dourada:
Década de 1980. Maria Altmann (Helen Mirren) é uma judia sobrevivente da Segunda Guerra Mundial que decide processar o governo austríaco para recuperar o quadro “Woman in Gold”, de Gustav Klimt – retrato de sua tia que foi roubado pelos nazistas durante a ocupação. Ela conta com a ajuda de um jovem advogado, inexperiente e idealista (Ryan Reynolds).

Moça com Brinco de Pérola:
O filme conta a história da jovem Griet, doméstica na casa do renomado pintor holandês Johannes Vermeer e musa inspiradora do famoso quadro Moça com Brinco de Pérolas. Um bom filme de época, mas não empolgante. Aqui o roteiro investiga quem era a moça que inspirou esta famosa pintura. Scarlett Johansson dá vida a jovem, e Colin Firth ao pintor.

Por: William Gustavo.
Comments