Empreendedor jovem de Salvador relata desafios durante o início da sua jornada
- engajaaiempreended
- Apr 4, 2021
- 3 min read
Updated: May 18, 2021
Por Ana Karolina Leal
Ser empreendedor é sem dúvidas uma tarefa muito difícil, isso se inclui a qualquer idade, mas é notável que para os mais novos, essa tarefa é ainda mais árdua. Empreender enquanto se é jovem exige bastante perseverança de quem decide entrar nesse meio.
A falta de experiência, somada aos poucos recursos e a falta de autoconfiança são alguns dos desafios sem dúvida enfrentados por grande parte dos jovens empreendedores. Todo início é muito difícil, principalmente para aqueles que estão necessitados de uma renda. A maioria dos jovens empreendedores buscam aplicar o seu sonho em um empreendimento, possibilitando assim a trabalhar no que se ama.
Ainda diante de todo este cenário, existem muitos que iniciam a sua caminha empreendedora por convicção. Foi o caso de Paulo Vinícius, 19, morador do bairro de Mussurunga, em Salvador, que é um empreendedor jovem no ramo de cosméticos, a Lut Cosméticos, que é uma marca voltada para o cuidado de mulheres brasileiras. Paulo desde o ensino médio, mais especificamente no primeiro ano, começou a se interessar por empreendedorismo e Marketing digital.
Paulo passou no curso de química, na UFBA, e resolveu cursar por conta da pressão familiar, mas ele sabia que não iria continuar. No segundo semestre do curso ele saiu e decidiu realizar o seu sonho de empreender, o qual se considera apaixonado. Hoje se sente super realizado em poder ter a sua marca, trabalhar com o que ama, fazer coisas que, com suas palavras afirma que Deus o chamou para fazer, de uma forma totalmente especial.
O início da jornada empreendedora
Questionado sobre os seus maiores desafios no começo do seu empreendimento, o jovem relata que a sua maior dificuldade foi a falta de conhecimento, acrescentando ainda: “Algumas vezes as pessoas vão dizer que é falta de dinheiro, mas é falta de conhecimento.” Paulo afirma que a falta de técnicas e de como o mercado funciona, foram alguns obstáculos que dificultaram a sua caminhada empreendedora de início.
Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE), os jovens veem a burocracia também como um desafio além da falta de conhecimento e experiência. Ainda de acordo com o CONAJE, alguns meios de superar esses desafios são a busca por políticas governamentais, como o Sebrae, e o investimento em consultorias personalizadas.
A escolha por o investimento em um empreendedorismo se dá muitas vezes por determinação e um sonho específico. Com o jovem Paulo não foi diferente. Em entrevista ele relatou que a sua decisão de criar a @lutcosmeticos foi por inspiração da situação em que sua mãe viveu. “A minha mãe ela sempre teve o seu cabelo naturalmente cacheado/crespo e por muitos e muitos anos fazia prancha, dava alisamento, fazia de tudo no cabelo dela para ficar liso, porque era o padrão que a gente tinha, as mulheres tinham medo daquilo. E eu vi o quanto ela sofria, o quanto ela chorava às vezes querendo sair no dia seguinte se acabava, às vezes se queimando e ela queria realmente sair daquilo ali, só que não era difundido essa informação que ela realmente podia, e quando ela pôde fazer eu vi todo o processo que foi de transição do cabelo dela.” Ainda completou: “eu justamente sempre fiquei pensando: “poxa, eu posso criar algo que vai impactar cada vez mais na vida das mulheres para que elas possam ter a liberdade de ser quem elas realmente são”. Esse é o lema que eu prego dentro da minha marca.”
Como superar os desafios?
A maneira mais correta e coerente de lidar e de superar os desafios é a perseverança naquilo que se acredita e que você tem como sonho. Muitas pessoas tem muitas idéias, porém só saberemos se dará certo colocando em prática. Se der errado, tentar outra vez é a chave para se alcançar experiências e futuramente o sucesso.
Ouça o Podcast:
Comments