Empreendedorismo artesanal como fonte de renda cresce entre jovens
- engajaaiempreended
- May 18, 2021
- 3 min read
Updated: May 24, 2021

Por Ana Karolina Leal
O trabalho artesanal vem crescendo cada vez mais no Brasil e essa já é também uma realidade entre os mais jovens. O segmento vem movimentando no país 50 bilhões de reais todos os anos segundo o SEBRAE.
Ser empreendedor é um grande desafio para todas as pessoas, mas é considerável que quando se trata do empreendedorismo artesanal para os jovens esses desafios são ainda maiores. As tomadas de decisões, somada ao planejamento e pensamentos criativos são consideradas as atividades mais difíceis para aqueles que desenvolvem esse trabalho.
Camila Andrade, 25, começou a crochetar aos 9 anos de idade através de uma vizinha e hoje desenvolve sua atividade empreendedora através do trabalho artesanal. Como o mercado de trabalho vem sendo muito questionado, muitas pessoas, principalmente os jovens, vem buscando desenvolver aquilo que realmente amam fazer. Dessa maneira, o ramo artesanal vem tendo um crescimento significativo seja por realização pessoal, inconformadas em trabalharem 8 horas por dia para outras pessoas ou para ajudarem financeiramente dentro de casa, diante da crise econômica e sanitária que o Brasil vem enfrentando.
Segundo o IBGE, o Brasil atingiu a triste marca de 14,2% de pessoas desempregadas, o que atinge diretamente 14,3 milhões de brasileiros. Desde janeiro essa taxa está crescendo no nosso país. O desemprego entre os jovens de 18 a 24 anos ficou em 31,4% no 3º trimestre de 2020. É a maior taxa da série histórica com a atual metodologia, iniciada em 2012.
O começo do empreendedorismo artesanal
Quando questionada sobre as suas capacitações dentro do empreendedorismo, Camila relatou que procurou ingressar em alguns cursos de Marketing Digital, mas pontuou que já tinha uma boa experiência na área de administração, pois é formada e atuou na mesma por 5 anos.
Entretanto, quando falamos em empreendedorismo é necessário que haja certo domínio em técnicas básicas para um bom funcionamento do seu negocio, principalmente quando se trata de um trabalho artesanal, o qual é necessário passar confiança do seu produto.
Sucesso no negócio
Camila relatou em entrevista que recebe por mês uma média de 80 pedidos, o que de fato revela um grande sucesso e crescimento do seu negócio. O trabalho artesanal é sem dúvidas um dos mais belos e criativos, pois traz em seus objetos muito mais do que funcionalidade e bem estar, mas beleza e afeto.
Quando questionada sobre dificuldades no meio artesanal, Camila relatou: “Não senti dificuldade. Apesar de ser um ramo em pleno crescimento e, portanto competitivo, tenho um bom crescimento dentro das redes sociais e consigo manter bons resultados financeiros.”
Ter contato direito com os seus clientes e público dentro das redes sociais são chaves necessárias para todo aquele que decide empreender no meio artesanal, pois é ali que se desenvolverá contato com clientes e serve de vitrine por onde muitas pessoas irão conhecer o produto que é oferecido. Hoje o seu perfil no Instagram, @crochedemila, tem mais de 6 mil seguidores.
Questionada sobre como equilibrar a parte criativa e administrativa do seu negócio, a jovem disse: “O equilíbrio aconteceu quando entendi que a criatividade quando mal aplicada pode atrapalhar a seriedade do empreendimento. Por outro lado as pessoas não querem se relacionar com uma empresa e sim com outras pessoas. O processo criativo é muito importante para criação de autoridade, mas claro que em doses corretas.”
Em seu amor e satisfação por seu trabalho, a jovem empreendedora diz: “O trabalho artesanal para mim é o símbolo da minha capacidade criativa. Mais do que isso, é o conjunto de todas as minhas experiências cognitivas. Poder fazer algo que eu amo, ter reconhecimento e ainda lucrar com isso é a realização de um sonho porque aquilo que se faz com as próprias mãos se faz também com o coração. Viver de artesanato é ir de encontro ao sistema capitalista, onde o dinheiro é sempre o mais importante.”
Ouça o podcast:
Comments