Três Podcasts que Toda Empreendedora Deveria Ouvir
- engajaaiempreended
- May 3, 2021
- 4 min read
Updated: May 24, 2021
O auxílio dos podcasts para inspirar o mundo
do empreendedorismo feminino
Por Lissa Percontini
Mamilos - Empreendedorismo feminino

O Mamilos é um podcast semanal que discute os temas polêmicos apresentando diversos argumentos e diferentes visões para que os ouvintes formem sua opinião de maneira crítica. De forma colaborativa recebemos especialistas inspiradores para falar de economia, política, comportamento, educação, ciência, saúde e muito mais. Nossa busca, com curiosidade e humildade, é desenvolver um jornalismo construtivo, de soluções, não violento, com narrativas restaurativas. Um jornalismo de peito aberto, mais interessado em construir pontes do que em provar pontos.
A série de podcasts, apresentado por Juliana Wallauer e Cris Bartis, debatem diversos temas considerados polêmicos, e nesse epsisódio, elas trouxeram um tema extremamente importante para ser discutido, o empreendedorismo feminino. Além de trazerem sua opiniões, apontam as pesquisas com dados do governo federal que foram de grande importância para construir os argumentos.
"De acordo com dados do governo federal, 3 em cada 4 lares são chefiados por uma mulher — e, dessas, 41% tem o seu próprio negócio. Estamos falando de mais quase 24 milhões de mulheres. Elas já comanda 43% de todos os negócios abertos no Brasil.
Dessas 79% têm ensino superior, 68% trabalham em casa. 55% oferecem serviços, 33% estão ligadas ao comércio e apenas 12% a indústria.
Esses números ganham ainda mais significados quando recordamos que apenas em 1962 as mulheres tiveram direito em ter CPF. Ou seja: há apenas 57 anos as mulheres podem registrar um negócio ou mesmo abrir uma conta em banco.
Apesar dos visíveis avanços que temos em relação à conquista de espaço da mulher no ambiente empreendedor, ainda existem muitas dificuldades e desafios. A conversão de Empreendedoras (indivíduo que tem um negócios) em Dona de um Negócio (indivíduo que empregada) é 40% mas baixa entre as mulheres. A cada 10 empreendedoras somente 3,9 viram Donas de Negócios, segundo o Sebrae.
E não é só isso, as mulheres raramente tem sócios, trabalham menos horas no negócio (adivinhem prq?), ganham 22% menos, tem porte menor, tomam menos empréstimo em bancos e quando o fazem pagam taxas maiores, apesar de serem menos inadimplentes.
Sim, existe um longo caminho a percorrer e ele começa ao estabelecer o próprio negócio: Será que tenho algo de valor para oferecer pro mundo? Sou capaz de ter meu próprio negócio? Se sim, como vou ter dinheiro para fazer isso? Quem investiria em mim? Isso ainda passa pela relação das mulheres com o medo de falhar, com estabelecer preço, se vender, falar bem de si mesma, fazer marketing! Veja só! Fora aprender a lidar com embalagem, prazos, fluxo de caixa, contratação e demissão. E no meio disso tudo entender que sua energia é finita e será necessário priorizar e delegar: adeus controle, olá medo.
É um universo muito grande e cheio de desafios onde, além de saber fazer muito bem uma coisa, você precisa dar conta de outras várias que nem passavam pela sua cabeça!
Mas quando uma mulher investe em si mesma ela isso muda um pouco o mundo. É sobre as dores e delícias de ser empreendedora que vamos conversar no Mamilos de hoje, com Leda Böger, diretora do Instituto Consulado da Mulher, Márcia Monteiro, proprietária do restaurante Fio de Azeite e as participações especiais de Ana Paula Xongani e Denise Damiani!"
Atitude empreendedora

O podcast conta com mais de 40 episódios sobre o tema, com mais ou menos 3o minutos por episódio, entre eles vale destacar o "Uma presidência inesperada" que conta a história de Fiamma Zarife na qual foi surpreendida pelo convite para assumir o cargo de CEO do Twitter Brasil. Precisou construir sua autoconfiança para ficar mais à vontade na cadeira, mas hoje é uma referência de liderança feminina dentro e fora da empresa. Mãe de dois filhos, nesta entrevista ela conta também o que aprendeu sobre integrar família e carreira. Vale ressaltar também os episódios "Empreendedoras que apoiam empreendedoras" e "Ela empreende o Manual do Mundo".
"Atitude empreendedora é uma maneira de encarar a vida que nos leva mais perto dos nossos objetivos – e não tem a ver necessariamente com fundar uma empresa. Aqui nesta série de bate-papos com convidados inspiradores, criada pelas jornalistas empreendedoras Ariane Abdallah e Marcela Bourroul, você vai entender como aplicar esse comportamento no dia a dia para se sentir cada vez mais realizado. Seja bem-vindo!"
Café Empreendedor - Empreendedorismo feminino

A série de podcasts "Café empreendedor" conta mais de 100 episódios sobre negócios. No mês de março eles lançaram um episódio sobre o empreendedorismo feminino, já que Março é um mês que deve ser dedicado à discussões sobre a luta e o empoderamento feminino.
"Março é um mês especialmente dedicado às mulheres, e nesse sentido, o primeiro programa do mês debateu um tema bastante importante: o empreendedorismo feminino. Conversamos sobre os desafios, tendências e perspectivas relativos às mulheres e a abertura de negócios, uma tendência que cresce mundialmente. Para conversar sobre o tema, esteve conosco a empreendedora Renata Louzada, proprietária da Agência Seja Dona, que atua com comunicação e desenvolvimento de empreendedoras. Estivemos ao vivo pelo Youtube, Instagram e Facebook! Café Empreendedor, seu PodCast Negócios!"
OUÇA AGORA
Mamilos - Empreendedorismo Feminino
Atitude Empreendedoras
Café Empreendedor - Empreendedorismo Feminino
Commenti