O sonho de Joana
- engajaaiempreended
- May 6, 2021
- 3 min read
Updated: May 24, 2021
Conheça a história da dona de casa que começou a empreender no ramo da decoração.

Por Valéria Cardoso
Mãe, esposa, dona de casa, e agora empreendedora. Moradora do município de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, Joana Bispo de Oliveira (39) decidiu se lançar em um sonho novo e desafiador durante a pandemia, dando vida a JK decor, um negócio inovador de artigos de cama posta e decorações para o lar. Antes uma administradora no ramo de fertilizantes, a empreendedora viu no ramo da decoração uma oportunidade para ressignificar a vida e a carreira, ao mesmo tempo contribuindo para as despesas domésticas, visto que o antigo emprego não proporcionava uma remuneração compatível com sua formação.
Com a ideia de transformar o ambiente mais aconchegante do lar, Joana criou a JK (junção da inicial do seu próprio nome com a do marido) para oportunizar mulheres de baixo poder aquisitivo e "trazer para um nível mais popular o que a gente chama de cama de vitrine". Mas aliar um novo negócio à vida doméstica, especialmente se a maternidade está somada, não é missão fácil de se cumprir. "Acho que este é meu maior desafio", revelou a administradora que não têm uma pessoa de confiança para tomar conta da filha, consequência também do fechamento de creches e escolas no período pandêmico.
Outro entrave é o uso das redes sociais para divulgação de seus produtos e serviços, visto que a JK ainda não possui loja física. "Esse (obstáculo) é enorme, pois, por mais que eu tenha conhecimento de informática, as redes sociais nunca foram algo que me despertassem", completou ela, expressando também o desejo de quebrar os paradigmas que a acompanham.
Entretanto, para além dos obstáculos, Joana tem metas de curto e longo prazo bem estabelecidas em sua pequena empresa. Ela pretende "atingir o maior número de clientes próximos. Fazer com que mulheres que não tinham o hábito de decorar suas camas, sintam prazer em arrumar". Obtendo sucesso, o próximo passo é chegar a um número cada vez maior de clientes e tornar "a JK lembrada quando uma amiga falar sobre lençóis de qualidade", afirmou a empreendedora.
Ter uma loja física também é uma conquista bastante almejada pela administradora, que quer agregar mais produtos para atender a outros cômodos do lar e também oferecer serviços através de profissionais que atendem a domicílio. "Penso em ter profissionais que vão até a casa do cliente para arrumar, que facilitem a rotina das mães e mulheres que hoje não possuem tanto tempo pra se dedicar ao lar, mas que gostam, que merecem ter uma casa organizada e um quarto confortável", revelou, contando inclusive que se inspira na loja MMartan e que compra seus produtos dos mesmos fornecedores.

Ademais, para além de tudo que esta segunda personagem de nossa saga já contou, há ainda uma carta especial na manga. Segundo ela, é preciso "acreditar que Deus vai te proporcionar o melhor pra que você não desista". Mesmo em meios a tantas dificuldades e em um cenário incerto, foi acreditando em si mesma e num plano maior que a dona de casa encontrou forças para continuar. "Hoje eu tenho várias experiências, creio muito em Deus, e se eu não fosse uma mulher de fé, eu já teria pensado em desistir", contou Joana, acrescentando uma dica: "Persista, alimente a fé que há em você e acredite no seu potencial. O novo assusta no começo, mas você vai criando intimidade e vai driblando as dificuldades".
Assista a live realizada no dia 03/05 com a entrevistada Joana Bispo, e Tamires Moreno, estudante de jornalismo que integra a equipe Engaja aí, empreendedor.
Comments